Qual a importância do agricultor para a Zona da Mata?

Neste Dia do Agricultor, lembramos o quanto eles são importantes para a economia de nossa cidade e da Zona da Mata mineira. Os pequenos agricultores são responsáveis por 70% dos alimentos que são consumidos diariamente no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A agricultura sustentável preserva os alimentos tradicionais, o meio ambiente e a biodiversidade agrícola e ainda leva alimento de qualidade a mesas de diversas famílias brasileiras.

 

Para o idealizador da Fazenda Reserva, Marcelo Mendonça, “os agricultores conscientes são o elo entre a natureza e o ser humano. Eles são a Fazenda Reserva”. Marcelo também destaca que um bom agricultor é aquele que adquire sabedoria por meio do convívio com a natureza.

 

Marcelo conta que a transformação sempre o intrigou e que tirar da terra o alimento é uma das transformações que mais o encanta. Ao falar do papel do agricultor na fazenda, ele destaca que eles estão sempre atentos a “cada fase dos nossos produtos, amando-os e respeitando na certeza de que serão condutores do que temos de melhor”.

 

Devemos valorizar os agricultores e os produtores rurais, priorizando os seus produtos. A dedicação deles é que mantém o abastecimento de alimentos na nossa cidade e acelera a economia da nossa região.